Como Construir uma Cultura Financeira Saudável e Sustentável

Mão calculando em calculadora os gastos empresariais de uma cultura financeira sustentável

Uma cultura financeira saudável é o sonho de todo CEO ou gestor financeiro, já que demonstra que todas as áreas da empresa (não apenas a área de finanças) estão empenhadas em tomar decisões que impactem positivamente o fluxo de caixa de todo o negócio, priorizando gastos conscientes. 

A construção desse entendimento é muito importante, em especial para as empresas que estão se desenvolvendo, afinal, a forma como o dinheiro está sendo gasto pode determinar o sucesso ou fracasso no futuro. 

Este artigo explora a importância de cultivar uma cultura financeira sólida, adaptada à era digital, onde as decisões de gastos descentralizados desafiam as normas tradicionais e exigem uma nova abordagem para a alfabetização financeira.

O que é uma cultura financeira saudável e sustentável?

Uma cultura financeira saudável e sustentável não significa ter pessoas no time que não gastam. Gerar investimentos para melhorar o dia a dia das equipes, ou até mesmo para tornar o produto ou serviço da empresa melhores, devem ser premissas de todo negócio que deseja crescer.

Resumindo: a sua empresa vai (e deve) gastar; o único ponto é entender se ao fazer isso a sua equipe sabe escolher os melhores caminhos. 

Quando a empresa conta com uma cultura financeira saudável isso fica muito bem entendido para todos os departamentos, removendo a responsabilidade que os times financeiros costumam segurar no momento das aprovações se um gasto deve ou não sair.

E aqui, vale um destaque para a palavra saudável. Mesmo que todo o time tenha conhecimento da cultura financeira, não significa que a equipe financeira irá

sem validar como as saídas do caixa estão acontecendo. Pelo contrário, o objetivo desse conceito é dar autonomia aos colaboradores sem perder o controle. 

Agora, todo esse processo precisa ser pensado de forma sustentável, pois só assim ele também fará parte da cultura organizacional. Por isso, é muito importante pensar em caminhos que façam sentido à realidade interna da corporação. 

Como construir uma cultura focada na saúde financeira e que seja sustentável 

As equipes financeiras possuem grande importância no fortalecimento da cultura financeira da empresa. Especialmente no que diz respeito a uma cultura saudável na gestão de gastos, as outras áreas precisam ser educadas de como fazer a gestão correta dos recursos. 

Quando isso acontece, o financeiro fica livre de fazer micro-gerenciamentos e consegue acompanhar de forma macro como os colaboradores estão se relacionando com o dinheiro da empresa. 

Para chegar nesse cenário, no entanto, os gestores financeiros precisam pensar em formas de junto da equipe disseminar a educação corporativa e financeira a todo o público interno. 

Veja a seguir algumas maneiras de fazer isso. 

Educação e treinamento

Workshops e comunicação são ótimas escolhas para garantir que os colaboradores estejam cientes das políticas financeiras da empresa e entendam como suas decisões de gastos impactam a saúde financeira global da organização.

Desenvolvimento de políticas e procedimentos

Criação de políticas para aprovação de aquisições, uso de recursos da empresa, reembolsos, e a gestão de despesas são muito importantes. Contudo, é muito importante pensar em maneiras para deixá-las acessíveis, compreensíveis e aplicáveis a todos os membros da organização.

Implementação de ferramentas e sistemas de gestão de gastos

Softwares de gestão de custos e despesas, sistemas de aprovação de gastos e ferramentas para monitoramento e análise são ótimas maneiras de aplicar os passos anteriores. Tais ferramentas ajudam a automatizar processos, reduzir erros e promover a transparência juntamente da autonomia.

Promoção de um ambiente de responsabilidade e empoderamento

A autonomia dada aos colaboradores é muito importante para incentivar uma cultura financeira saudável. Fazer com que as outras áreas também se sintam responsáveis pelo financeiro da empresa, e faz com que elas sintam-se motivadas a consultar mais informações para estar de acordo com as políticas de gastos.

Como criar uma política de gastos saudável e sustentável  

A política de gastos da empresa será o coração de todas as ações que forem realizadas para incentivar uma cultura financeira mais consciente. Porém, ela não deve ser acessível apenas para o financeiro, mas precisa ser de fácil entendimento para todos da empresa isso evitará até possíveis ruídos de outros membros com as exigências do time financeiro. 

Dicas práticas

Antes de começar o plano de fortalecimento da cultura financeira saudável, portanto, você deve desenhar uma política de gastos efetiva. Para isso, considere: 

  • Estabeleça regras claras e simples: Defina objetivos alinhados com a missão da empresa, limites de gastos e categorias permitidas, garantindo simplicidade e clareza para fácil compreensão.
  • Implemente Processos de Aprovação Eficazes: Desenvolva um sistema de aprovação de despesas que seja eficiente e compreensível para todos os níveis de funcionários.
  • Eduque e Comunique: Ofereça treinamento regular sobre a política e mantenha comunicação aberta para esclarecimento de dúvidas.
  • Use Ferramentas para gestão financeira: Forneça ferramentas tecnológicas para facilitar o acompanhamento e controle de gastos.
  • Avalie e atualize regularmente: Realize revisões periódicas da política para garantir que ela permaneça adequada ao cenário da empresa. 

Liberdade e organização financeira não precisam ser rivais 

A cultura financeira predominante nas empresas é resultado de um mercado que por anos contou com processos manuais na gestão de gastos, o que favorecia o conceito de liberdade e desorganização nesse momento eram praticamente sinônimos.

Felizmente, isso não é mais assim! Com tecnologias inovadoras, a forma como os colaboradores gastam deixa de ser um problema para ser a solução. E a Kamino é a melhor plataforma para auxiliar você o seu time em um novo comportamento. 

Seja para pagamento de reembolso, solicitação de pagamentos a terceiros ou qualquer outra necessidade de seus colaboradores, a plataforma Kamino libera fluxos personalizados para que as solicitações aconteçam com autonomia, mas as validações de pagamentos sejam feitas por pessoas específicas e previamente autorizadas. 

Com a possibilidade de gerar múltiplos cartões de crédito empresariais, as equipes ganham ainda mais autonomia ao deixar o time financeiro informado a cada gasto.

Ganhe tempo e liberdade agora mesmo com a Kamino. Confira as soluções para criar a sua conta!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também