Na Kamino, acreditamos que a confiança e a transparência são essenciais para construção de relacionamentos verdadeiros com a Sociedade. Esta Política de Privacidade foi criada como parte de um conjunto de medidas e controles adotados pela Kamino para assegurar a segurança e a privacidade dos dados pessoais de nossos Usuários.

Elaboramos esta Política de Privacidade para apresentar, de forma clara e direta, todas as situações em que a Kamino irá coletar, armazenar, processar, transferir e compartilhar os seus dados pessoais. Isso inclui quais serão as finalidades do tratamento desses dados, as medidas de segurança adotadas por nós para protegê-los, bem como orientar sobre como você poderá exercer os seus direitos relacionados aos seus dados pessoais na Kamino.

Antes de se cadastrar como um Usuário da nossa Plataforma, recomendamos que você leia esta Política com cuidado. No momento do seu cadastro, você poderá manifestar o seu consentimento com os termos desta Política pela seleção do checkbox correspondente ao aceite da Política de Privacidade, que representará a sua concordância livre, expressa e informada com o tratamento de seus dados pessoais pela Kamino, dentro dos termos desta Política.

O tratamento de seus dados pessoais é indispensável para garantir a segurança da nossa Plataforma, tanto para a sua empresa, quanto para os demais Clientes da Kamino. Se você tiver quaisquer dúvidas sobre as nossas práticas de privacidade que não tenham sido abordadas nesta Política, entre em contato conosco através do dpo@kamino.com.br

Não se esqueça: o seu perfil de Usuário só pode ser utilizado por você. As contratações e transações feitas com a indicação do seu nome de Usuário, senha, token e/ou PIN, representarão a sua assinatura eletrônica, na qualidade de representante da sua empresa, perante a Kamino e terceiros. As suas credenciais de acesso devem ser mantidas por você em sigilo e armazenadas com segurança, pois qualquer uso indevido será de sua responsabilidade. 

Os serviços e/ou produtos oferecidos pela Kamino para a sua empresa serão detalhados em contratos e documentos específicos, que conterão disposições adicionais sobre a segurança e confidencialidade aplicáveis às informações e dados da sua empresa – mas não se preocupe: sempre que se tratar de dados pessoais, a Kamino irá observar todas as disposições desta Política. Antes da contratação de qualquer serviço e/ou produto para a sua empresa, vamos disponibilizar todos os contratos e documentos para a sua leitura e assinatura eletrônica.

Em quais situações a Kamino trata os seus dados pessoais?

Aqui na Kamino, reconhecemos a importância da privacidade e da proteção dos dados pessoais de todos, sejam Usuários da nossa Plataforma ou não. Nos comprometemos a tratar apenas os dados pessoais essenciais para oferecermos nossos serviços e/ou produtos de forma segura e eficiente para os nossos Clientes.

Identificamos abaixo as diferentes situações em que tratamos seus dados pessoais. Para cada situação, descrevemos para você quais serão os dados pessoais tratados, qual é a origem destes dados, qual é a finalidade e a base legal do tratamento.

Quando você acessar o nosso site…

Quando você se cadastrar na nossa Plataforma…

Quando uma empresa na qual você seja sócio, representante legal ou beneficiário final, for cadastrada na nossa Plataforma…

Quando você contratar, para a sua empresa, os serviços e/ou produtos disponíveis na nossa Plataforma…

A Kamino precisa tratar algum dado pessoal sensível? Por quê?

Na Kamino, queremos oferecer serviços e/ou produtos para a sua empresa da forma mais confiável e segura possível. Isso significa assegurar que nenhum terceiro vai se passar por você, nosso Usuário, para usar a nossa Plataforma e atuar em nome da sua empresa, nosso Cliente.

Para colocar isso em prática, poderemos tratar apenas um dado pessoal sensível – a sua biometria facial. Esse tratamento ocorrerá no momento de seu cadastro e, em algumas situações, para autenticação de seu acesso na nossa Plataforma.

Por quanto tempo a Kamino continua tratando os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão tratados pela Kamino, pelo menos, durante toda a vida da nossa relação comercial com você e/ou com a sua empresa (que esperamos dure muito tempo!). 

Após o fim do nosso relacionamento, continuaremos tratando os seus dados pessoais pelo tempo necessário para cumprirmos todas as nossas obrigações legais, contábeis ou regulatórias ou, ainda, para a formulação, exercício e defesa de reivindicações.

A Kamino compartilha os seus dados pessoais com terceiros? Algum desses terceiros pode estar fora do Brasil?

Para viabilizar os produtos e/ou serviços oferecidos pela nossa Plataforma, bem como para tornar a sua experiência com a Kamino segura e eficiente, a Kamino poderá compartilhar os seus dados pessoais com: 

Quando for necessário o compartilhamento de seus dados pessoais com terceiros nos contextos acima, a Kamino emprega seus melhores esforços para garantir que tais terceiros adotem critérios de segurança e padrões de privacidade adequados.

Sobre a transferência dos seus dados pessoais para prestadores de serviço fora do Brasil, sabemos que as leis sobre privacidade e proteção de dados pessoais variam de país para país, e os padrões de proteção de dados lá fora podem ser diferentes daqueles existentes no Brasil. Só faremos essa transferência quando for necessário, e buscaremos garantir o nível de proteção de dados informado na nossa Política de Privacidade. 

Em algumas situações, é possível que estes terceiros obtenham os seus dados pessoais diretamente de você. Nestes casos, fica a seu critério decidir quais dados pessoais fornecer e, eventualmente, autorizar o uso destes dados para finalidades adicionais pretendidas pelos referidos terceiros. Tome cuidado, pois nestas situações a Kamino não terá como garantir ou se responsabilizar pelo tratamento realizado por estes terceiros.

Quais são as medidas de segurança que a Kamino adota para proteger os seus dados pessoais?

Adotamos medidas de segurança que respeitam as leis em vigor e as boas práticas de mercado. Essas medidas têm natureza física, técnica e/ou administrativa e visam a prevenção e reparo de incidentes de segurança, incluindo acesso não autorizado às suas informações. 

Por aqui, adotamos mecanismos de controles de acessos, firewalls, SIEM (Security Information and Event Management), monitoramento de segurança 24×7, registro de log de alteração, criptografia entre outros mecanismos e protocolos.

Mas fique atento, as nossas medidas de segurança se aplicam somente a partir do momento em que recebemos os seus dados pessoas e enquanto os mantemos sob nossa guarda. O funcionamento e a segurança do dispositivo que você usa para acessar a nossa Plataforma, assim como redes parceiras pelas quais os dados trafegam não são de responsabilidade da Kamino.

Quase por último, mas não menos importante: quais são os seus direitos como um titular de dados pessoais?

Sabemos que um relacionamento de confiança é criado na base do respeito.

Aqui na Kamino, respeitamos todos os seus direitos, especialmente aqueles previstos na LGPD, tais como o seu direito de (i) confirmação da existência de tratamento; (ii) acesso, retificação, anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD; (iii) exclusão, nos casos em que for possível; (iv) informação das entidades públicas e privadas com as quais foi realizado o uso compartilhado de dados; (v) solicitar limitação ou se opor ao tratamento de dados; e (vi) pleitear a revisão de decisões individuais automatizadas.

Sempre que você precisar exercer quaisquer desses direitos, entre em contato pelo dpo@kamino.com.br que o nosso encarregado fará tudo para atender a sua solicitação. 

E não se esqueça: pode ser que essa Política mude com o tempo. Sempre que tiver modificações importantes, vamos entrar em contato com você por e-mail para te manter atualizado. 

Versão atualizada em junho de 2023.