Implemente uma cultura saudável de gestão de gastos

Fomentando uma Cultura de Gastos Responsáveis: Como Empoderar sua Equipe Financeira

Quer você esteja focado nas finanças de uma startup de dez pessoas ou de uma empresa com 1000 funcionários, é preciso gastar para crescer. Como esse dinheiro é gasto, por quem e por que, pode definir o bem-estar financeiro da sua empresa.

Como CEO ou chefe de finanças, você pode estar buscando mais controle sobre essas escolhas ou ainda estar em um estágio onde os gastos ocorrem principalmente sem controle. De qualquer forma, a maneira como o dinheiro é gasto é um indicador-chave de algo importante para toda empresa: sua cultura financeira.

Por que a questão da cultura financeira importa agora

As empresas devem, agora mais que nunca, incorporar aos seus valores culturais hábitos saudáveis de gastos. A boa notícia é que tem surgido recentemente novas formas de gerenciar a governança e execução dos gastos empresariais. De um lado, com a chegada de modelos de contratação SaaS, gastos que antes eram multimilionários para instalações locais e que exigiam a intervenção ou participação de muitos stakeoholders dentro da organização,agora são gatos mais reduzidos onde um único indivíduo consegue negociar, se inscrever e pagar com cartão seja virtual ou físico qualquer serviço ou produto para a empresa. Em uma era onde os funcionários sentem um forte senso de propriedade sobre o seu trabalho, eles esperam ser confiáveis na tomada de decisões.

No entanto, isso apresenta um enorme risco para a sua equipe financeira caso não existam políticas, processos e ferramentas que consigam proteger a empresa de condutas contrárias a  culturas de gastos empresariais saudáveis. À medida que os gastos se tornam mais descentralizados, é fundamental que os líderes ajudem os funcionários a entender como suas decisões financeiras diárias afetam diretamente os resultados da empresa.

Os velhos métodos: buscar permissão ou perdão

Atualmente, a cultura de gastos empresariais na maioria dos ambientes de trabalho se divide em dois campos. Funcionários ou imploram por permissão para avançar em trabalhos importantes ou arriscam sem qualquer aprovação, pedindo perdão depois. Em ambos os casos, as políticas de gastos empresariais estão em documentos estáticos que raramente são consultados.

Ambas as abordagens são lentas, manuais e consomem recursos das equipes financeiras. Culturas de permissão e perdão tornam mais difícil fechar os livros em tempo e relatar o desempenho e métricas da empresa.

Um novo caminho: estimular o crescimento com limites

Uma cultura de gastos empresariais melhor para organizações modernas é aquela em que os funcionários se sentem confiantes para gastar de forma responsável. Você quer construir uma cultura corporativa moderna onde o empoderamento dos funcionários faça parte do seu modelo de negócios.

Esses comportamentos positivos devem permear todos os aspectos da sua empresa. Você não quer que as pessoas tenham medo de gastar. Em vez disso, você quer que elas entendam os limites para gastos e economias saudáveis.

No entanto, você não está apenas contando com a boa vontade das pessoas. Os fundadores e líderes financeiros ainda são responsáveis por monitorar os gastos e despesas empresariais. Mas a realidade é que você não pode — e não deve — se perder nos detalhes granulares dos gastos. Quando você tem a cultura certa, você tem sistemas adequados para implementar esses limites e evitar gastos descontrolados.

Ferramentas modernas de gestão de gastos empresariais permitem que você digitalize sua política de gasto e bloqueie gastos fora da política antes que aconteçam. Procure por funcionalidades como:

  • Permitir que membros da equipe solicitem cartões virtuais para o negócio conforme as necessidades do projeto surgirem;
  • Estabelecer fluxos de aprovação que delegam aprovações diretas aos gerentes de linha, enquanto envolvem a equipe financeira para pedidos de maior valor;
  • Utilizar uma única ferramenta para gerenciar transações com cartão e reembolsos de despesas;

A mudança da cultura financeira começa com você

Na Kamino acreditamos que a aptidão financeira começa com cada funcionário. A saúde financeira da sua empresa melhorará à medida que você empoderar seu pessoal para se tornar mais financeiramente inteligente. Empresas inteligentes não deixam as coisas ao acaso. Elas cultivam uma forte cultura de empoderamento e responsabilidade que mantém os gastos e as economias no caminho certo.

A Kamino é uma plataforma completa de gestão de gastos empresariais, voltada para pequenas e médias empresas no Brasil. A plataforma Kamino se integra com os principais bancos e com seu cartão de crédito, permitindo que gestores financeiros tenham o controle de todos os seus gastos. Os recursos de gestão de gastos da Kamino incluem:

  • Gestão de pagamentos automatizada: Permite o cadastro e pagamento de fornecedores, colaboradores e impostos via PIX e boleto, tudo sincronizado com sistemas de aprovação e alçadas financeiras;
  • Gestão de cartões empresariais: Oferece cartões empresariais, tanto físicos como virtuais, para maior flexibilidade e controle de gastos;
  • Gestão de despesas: Facilita o reembolso de despesas de forma automatizada e segura;

Saiba mais e solicite agora uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também

Send this to a friend