O que é uma startup early stage e quais são os desafios dessa fase?

startups early stage

Nos últimos anos, o crescimento das startups tem sido exponencial. Prova disso é que os anúncios de novos unicórnios — empresas avaliadas em mais de US$1 bilhão — se tornam cada vez mais comuns.

Mas, enquanto vemos muitas startups se tornarem gigantes, pouco se fala sobre os desafios e o processo de desenvolvimento inicial desses negócios, etapas que são fundamentais para um futuro sólido. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as startups early stage, ou seja, aquelas que estão em fase inicial.

O que é uma startup early stage?

De maneira resumida, uma startup early stage é aquela que está em estágio inicial de desenvolvimento.

Nessa fase, muitas vezes, as empresas já possuem uma tese, um protótipo ou um serviço testado e um direcionamento de negócios para geração de receita, mas ainda sem uma grande solidez.

Também é muito comum que startups nessa etapa estejam passando por preparação para a captação de recursos, lançamento do produto, entrada em programas de aceleração ou incubadoras. 

É importante ter em mente que esse é um momento crucial de tomada de decisão. Ou seja, uma startup early stage deve ser assertiva e estratégica, porque é nesse período que ela se prepara para crescer e passar para fase de growth, que vem logo a seguir. 

Além disso, na fase inicial, qualquer deslize pode acabar comprometendo a continuidade do negócio. Um estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral, por exemplo, revelou que 25% das startups encerram as atividades em seu primeiro ano. 

Apesar desse cenário e também o momento atual onde muitos unicórnios apresentam uma crise. As startups early stage são a saída para fundos de venture capital investirem. Em 2022, rodadas menores estão representando 93% de todos os aportes em startups no Brasil.

As principais dificuldades enfrentadas pelas startups early stage

As startups early stage passam por diversos obstáculos para conseguir ganhar tração. É importante compreender quais são eles. Lembre-se: esse é um momento crucial, portanto, ter calma e resiliência é fundamental! 

Vamos aos principais desafios:

Controle financeiro

Em sua grande maioria, as startups early stage ainda não possuem grandes investimentos, contando com valores relativamente baixos para tocar uma importante operação.

Por isso, nesse período, é essencial que o controle financeiro seja seguido à risca, priorizando as áreas mais importantes que trarão crescimento de receita para obter mais capital de investimento em melhorias.

Conquistar investimento externo

Apesar de os investimentos estarem em alta nas startup early stage, não é assim tão simples obtê-los, pois, nessa fase, pode não ser possível observar grandes números ou uma operação tão clara. 

É preciso, nesse momento, mostrar o potencial de mercado, a atratividade e os diferenciais do negócio. 

Saiba mais sobre esse tópico no artigo Startups early stage: desafios para captação de investimentos.

Atração de talentos

Não é de hoje que o ecossistema de startups tem lutado para lidar com a grande competição pelos melhores talentos. Com o mercado de tecnologia ainda muito recente, os profissionais mais experientes acabam por ser muito requisitados. 

Tenha em mente que os profissionais em início de carreira são essenciais para o futuro da startup, por isso é interessante desenvolvê-los. Além disso, procure por talentos que realmente acreditem no negócio e que compartilhem dos seus valores e cultura.

Disputa e competitividade

Enquanto uma startup ainda está se desenvolvendo, concorrentes podem entrar no mercado, ainda que não apresentem exatamente o mesmo modelo de negócios. 

Para começar a competir com eles, sua empresa precisa ser vista. Comece traçando um bom plano de comunicação e marketing. O resultado não vem imediatamente, mas uma construção de marca sólida e consistente trará resultados positivos no médio e longo prazo.

O que fazer para avançar do early stage para o estágio de growth?

Driblando os desafios anteriores, o mais importante é focar no desenvolvimento do negócio e na obtenção de novos clientes para aumento de receita. Nessa etapa, é essencial que seja criado um plano robusto, que inclua as respostas das principais perguntas: 

  • O meu produto ou serviço é uma necessidade do mercado? 
  • A minha solução foi testada e sua implementação é viável?
  • Qual será o meu modelo de negócios?
  • Qual será a fonte de receita?
  • Quais são as métricas básicas para acompanhar o crescimento do negócio?
  • Quais são os meus concorrentes e o que devo fazer para não ser só mais um no mercado?
  • Quem é o meu público, o que ele espera e do que precisa?
  • Qual será a minha estratégia de vendas? Quais serão os canais e a estratégia go to market?
  • Quais são os profissionais e a estrutura necessários para potencializar o crescimento?
  • Quais são as despesas no período inicial (impostos, orçamento, capital de giro, fluxo de caixa etc.)?

Com todos os questionamentos bem direcionados, foque no controle dos gastos, no desenvolvimento de uma equipe de alta performance, na narrativa e comunicação do seu produto ou serviço e na relação com o cliente. Além disso, recorrer a programas de aceleração é uma ótima ideia.

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