Time to market: o que é? Como acelerar o processo?

time to market

No universo das startups, fala-se muito na estratégia do oceano azul, a ideia de que a melhor maneira de superar os concorrentes é parar de tentar superá-los, buscando, em vez disso, entrar em mercados ainda não explorados.

Uma maneira de se chegar a esses oceanos azuis em que ainda se pode nadar livremente é acelerando o time to market, ou seja, o tempo de lançamento de um produto ou serviço no mercado. Mas como fazer isso sem deixar de lado a qualidade das ofertas? 

É sobre isso que vamos falar no artigo. Continue a leitura para saber o que é, qual a importância e como acelerar o time to market da sua startup.

O que é time to market?

Time to market é o período de tempo que vai desde a concepção de um produto ou serviço até o seu lançamento no mercado. Esse intervalo varia de segmento para segmento, mas, qualquer que seja a área de atuação do negócio, acelerá-lo é fundamental para que a empresa obtenha vantagem competitiva. 

A ideia é que chegar primeiro em um mercado traz diversas vantagens em termos de participação, receita e vendas. Por isso, essa é uma característica observada no desenvolvimento de produtos e serviços.

Isso não quer dizer, no entanto, que a qualidade da oferta deva ser deixada de lado em nome da agilidade. É importante que os negócios não procurem diminuir o time to market a qualquer custo. Existem alternativas mais sustentáveis para acelerá-lo, como colher feedbacks e otimizar processos de desenvolvimento. 

Por que uma empresa deve acelerar o time to market?

Pressões da concorrência, surgimento de novas tecnologias e o desejo dos consumidores por novidades impulsionam transformações nos mercados. Caso queiram seguir competitivos, os negócios precisam se adaptar a elas.

Além de acompanhar esses movimentos, acelerar o time to market traz diversos outros benefícios. Um deles é o aumento das vendas, pois a empresa consegue lançar a oferta antes, atendendo mais rápido aos desejos dos consumidores. Além disso, por sair na frente dos concorrentes, o negócio pode obter um maior market share.

3 dicas para acelerar o time to market da sua startup

Não há como negar a importância de acelerar o time to market. Mas, afinal, como fazer isso na prática? Trazemos algumas dicas a seguir 

1. Leve a inovação para todas as áreas da empresa

A inovação é uma característica comum entre startups. Ainda assim, vale reforçar: é importante que ela faça parte de todo o negócio, e não seja uma área separada, se o objetivo é acelerar o time to market.

Muitas vezes, nem toda a empresa participa no processo de inovação, deixando a tarefa com um pequeno grupo. Isso torna o processo mais lento. Se todas as equipes se envolverem, é possível fazer lançamentos mais rápido.

2. Conte com aliados para poder focar no ponto central do negócio

Abertura de contas, reorganização societária, remessa internacional dos fundos… a lista de tarefas burocráticas que uma startup precisa cumprir é grande. São imprescindíveis, mas extremamente difíceis e demoradas, e acabam desviando o foco dos founders, que precisam focar no lançamento do produto para justamente acelerar o time to market.

Sua startup pode contar com parceiros de negócio confiáveis que ajudam a dar conta de tais atividades. Isso é, inclusive, a grande missão da Kamino, ser a aliada da sua startup e ajudar você a superar os desafios de sua jornada empreendedora.