Cash Flow: tudo o que você precisa saber sobre gestão de fluxo de caixa

cash flow fluxo de caixa

A gestão do fluxo de caixa do seu negócio conta com vários pilares e processos que tem o objetivo de administrar a movimentação de entrada e saída de dinheiro da empresa. Independentemente do tamanho da sua empresa, a gestão do fluxo de caixa é essencial para manter a roda girando e lidar da melhor forma com o cenário financeiro. Afinal, sem dinheiro a empresa não consegue seguir sua operação.

A seguir vamos comentar os pontos fundamentais sobre o fluxo de caixa  e como essa gestão pode afetar a sua empresa. 

O que é um fluxo de caixa?

São as transações que fazem parte da rotina da empresa. Reconhecemos uma entrada no nosso caixa quando fazemos uma venda, e uma saída de caixa quando é necessário adquirir algum recurso ou serviço. O resultado entre esses lançamentos é o lucro líquido que a empresa conseguiu. Abaixo listamos quais as principais fontes de caixa:

  • Investimentos externo ou dívidas;
  • Vendas de ativos;
  • Vendas de produtos;
  • Pagamentos de serviço.

Agora, onde a empresa costuma gastar com:

  • Custos operacionais e estruturais como aluguel, serviços públicos e material de escritório;
  • Salário dos colaboradores;
  • Custos de produção;
  • Pagamentos de dívidas e juros.

Ou seja, ao final do dia estaremos comparando qual o saldo de caixa que iniciamos o período com o saldo no final do período. 

Foco no fluxo de caixa a curto prazo

Para gerenciar o fluxo de caixa a curto prazo é preciso ter em mente que esse processo envolve transações feitas diariamente. Acompanhar essas despesas é essencial para poder identificar onde há um gasto desnecessário e qual plano de ação a empresa deverá escolher para evitar esses gastos.

Já a longo prazo, o objetivo é captar um melhor planejamento. Gerenciar cada transação que a empresa pode fazer é uma tarefa e tanto, sem contar na possibilidade de erros que podem levar à perda de fundos. 

Dicas para gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa

Listamos os principais pontos que deve seguir em todos os momentos para facilitar a gestão do fluxo de caixa. 

Priorize o fluxo de caixa sobre o lucro

Um dos maiores deslizes ao administrar um negócio é o lucro ser a única coisa que importa, mas não é bem assim que funciona.

Seu sucesso no mercado é medido conforme a sua habilidade em gerenciar o seu fluxo de caixa. 

Tenha reserva de caixa

No caso de uma startup, ter uma reserva de caixa é sinônimo de evitar certas dores de cabeça. Mesmo um planejamento financeiro bem elaborado, estruturado e detalhado pode ter certos desvios de rotas. Seja qual for a situação, esteja preparado para usar o dinheiro extra.

Uma dica bacana para conseguir ter essa reserva de caixa é já contar com os custos fixos que são considerados o capital necessário no processo de pagamento mensal. Tudo que ali “sobra”, por menor que seja o valor, já pode ser considerado a sua reserva de caixa que também pode ser utilizada quando surgir novas oportunidades benéficas para o seu negócio. 

Mude para um software tecnológico

Ao pensar no fluxo de caixa, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é usar planilhas para manter o controle. Esse tipo de processo é bem suscetível a erros, por isso considerar mudar para um software tecnológico e personalizado para o seu negócio com certeza é um investimento que vale cada centavo. Saber em tempo real sobre todos os pagamentos da sua empresa não só ajuda a monitorar os fundos, mas também a aumentar a produtividade de forma geral. 

Para fechar o nosso tema de hoje, ter o controle da gestão de fluxo de caixa faz com que a visão do seu negócio no dia a dia seja certeira e organizada e, consequentemente, traz uma certa segurança sobre as finanças gerais. A longo prazo, é ter a possibilidade de planejar novos investimentos, com os pés no chão e buscar voos mais altos rumo ao crescimento da sua empresa.

Ganhe velocidade, inteligência e eficiência na gestão financeira com a Kamino

Com um software integrado com os principais bancos e também com a própria conta e cartão, a Kamino ajuda times financeiros a tomarem decisões mais inteligentes e rápidas, melhorando a eficiência e produtividade da operação.

Por meio do software da Kamino, equipes financeiras automatizam processos e operações financeiras de contas a pagar e receber, demonstrações de resultados, conciliação bancária em tempo real e insights financeiros e de negócios que contribuem para um fechamento contínuo.

Assista ao vídeo abaixo e solicite agora uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leia também